Missão Desenvolvimento

#79 O potencial do pré sal do gás natural no Brasil

April 19, 2023 AFBNDES
Missão Desenvolvimento
#79 O potencial do pré sal do gás natural no Brasil
Show Notes

O potencial do Pré-sal e do gás natural no Brasil é imenso e tem sido um tema de grande interesse na indústria de petróleo e gás. O Pré-sal é uma região na costa brasileira, localizada abaixo de uma camada de sal, que contém vasta reserva de petróleo e gás natural. Essa descoberta foi considerada um marco na indústria nacional, pois trouxe uma nova fronteira exploratória para o país.

As estimativas indicam que as reservas de petróleo do Pré-sal podem chegar a dezenas de bilhões de barris equivalentes de petróleo, o que coloca o Brasil como um dos principais produtores e exportadores de petróleo do mundo. Além disso, as reservas de gás natural também são significativas, tornando o Brasil uma potência energética.

No episódio 79 do Missão Desenvolvimento, recebemos dois grandes conhecedores da história do petróleo e gás natural no Brasil: Carlos Lopes, economista pela UERJ, mestre em Energia e Economia Industrial, e Manuel Quintela, engenheiro químico formado em Portugal, com mais de 20 anos de experiência na Petrobrás.