Missão Desenvolvimento

#53 Indústria Cultural e o mercado de animação

April 27, 2022 AFBNDES Season 1 Episode 53
Missão Desenvolvimento
#53 Indústria Cultural e o mercado de animação
Show Notes

Como o mercado de animação se estrutura no mundo? No Brasil, como o setor de animação se desenvolveu? Quais instrumentos financeiros contribuíram para isso? 

No episódio desta semana trazemos o debate sobre a indústria cultural e o mercado de animação. Para debater o tema, contamos com a apresentação da Lavinia Barros de Castro, funcionária do BNDES e professora de economia brasileira do IBMEC, e a participação de dois grandes conhecedores do tema:

  • Kiko Mistrorigo, diretor de criação, animação e efeitos especiais. Um dos fundadores da Pinguim Content, criou e produziu mais de 20 séries animadas como "Peixonauta", "Gemini8", “Charlie, o Entrevistador de Coisas" e a série nomeada para o Emmy Kids (2018) “O Show da Luna!”. Atualmente está lançando o longa Tarsilinha, inspirado na obra de Tarsila do Amaral e co-dirigido por Celia Catunda.
  • Luciane Gorgulho, economista pela UFRJ e funcionária de carreira do BNDES. Entre 2006 e 2018 foi chefe do Departamento de Economia da Cultura, responsável por novos instrumentos de financiamento ao setor audiovisual, entre outros.

O podcast Missão Desenvolvimento é realizado pela AFBNDES e vai ao ar semanalmente às quartas-feiras. Bom episódio!