Missão Desenvolvimento

#76 Perspectivas sobre a COP e os rumos da agenda climática

January 11, 2023 AFBNDES Season 1 Episode 76
Missão Desenvolvimento
#76 Perspectivas sobre a COP e os rumos da agenda climática
Show Notes

As consequências das mudanças climáticas são cada vez mais evidentes em todo o mundo. 

É preciso, com urgência, reduzir as taxas de emissões de gases estufas e o Brasil tem um papel de protagonismo em relação à preservação das florestas. É fundamental que o país se comprometa em reduzir drasticamente ou zerar o crescente desmatamento na floresta Amazônica. 

Para contribuir com esse debate, contamos com a apresentação de Lavinia Barros de Castro, funcionária do BNDES, professora de Economia Brasileira do IBMEC e integrante do conselho editorial do podcast Missão Desenvolvimento, e a participação do especialista no assunto:

  • Emilio Lèbre La Rovere, professor do Programa de Planejamento Energético, coordenador do Laboratório Interdisciplinar de Meio Ambiente e do Centro de Estudos Integrados sobre Meio Ambiente e Mudanças Climáticas da COPPE/UFRJ. Participa, desde 1992, do Painel Intergovernamental de Mudanças Climáticas, que recebeu em 2007 o Prêmio Nobel da Paz, em conjunto com Al Gore, e participou, em 2017, da Comissão de Alto Nível sobre Preço do Carbono, coordenada pelo prêmio Nobel de Economia Joseph Stiglitz e por Lord Nicholas Stern, iniciativa da Carbon Pricing Leadership Partnership lançada pelo Governo da França com o Banco Mundial.

O podcast é realizado pela AFBNDES. Bom episódio!